5 dicas para orientar as aberturas na construção

Uma das coisas mais importantes na hora de orientar uma construção é escolher onde serão posicionadas as janelas, portas, panos de vidro e as fachadas mais fechadas.

 

Para ajudar a entender como isto deve ser feito damos aqui algumas dicas:

 

1-     Localização, localização, localização!

O mais importante na hora de posicionar a suas aberturas é entender como é o ambiente onde a sua edificação vai estar localizada. Lugares diferentes, com condições climáticas diferentes pedem soluções diferentes. Então é uma boa ideia investigar um pouco mais sobre as temperaturas médias, incidência de chuvas, umidade e direção dos ventos antes de começar a pensar nas aberturas.

 

2-     Insolação

Depois de buscar as informações específicas do local onde a edificação vai ser implantada o próximo passo é olhar para a posição do sol.

Em locais muito quentes é bom evitar insolação direta, havendo vários recursos para auxiliar na diminuição da incidência desta luz, como varandas, brises, venezianas, sem prejudicar a iluminação natural dos cômodos.

Em lugares mais frios, por outro lado, é bom que o edifício receba o máximo de sol possível para aquecer o seu interior. Nestes locais também é importante especificar esquadrias bem isoladas que não percam calor durante à noite, com vidros duplos por exemplo. 

 

3-     Ventilação

As edificações de lugares muito úmidos com muitas chuvas ou próximos ao mar sofrem com problemas como mofo e um bom posicionamento de aberturas pode ajudar a evitar isto. 

Ambientes bem ventilados ficam mais secos e confortáveis, então é importante notar a direção dos ventos e posicionar suas esquadrias de forma a trazer o vento para dentro da casa, propiciando a ventilação cruzada.

 

4-     Vistas e vizinhos

É importante observar também o que está do outro lado das aberturas. Por exemplo, vistas bonitas e amplas devem ser valorizadas enquanto aberturas para os vizinhos devem ser evitadas. 

 

5-     Altura das aberturas

Cada cômodo pede uma altura diferente de aberturas para garantir a privacidade de quem está dentro da casa. Banheiros e outros cômodos mais privados podem possuir aberturas mais altas ou até no teto, enquanto cômodos sociais podem possuir paredes inteiras de vidro.

 

A combinação e equilíbrio de todos estes fatores: localização, insolação, ventilação, vistas e altura das aberturas pode gerar soluções inusitadas que tornam o edifício interessante. 

 

Veja aqui alguns exemplos de projetos para te inspirar!