Concurso Escola Flor da Manhã
gaza, moçambique | 2019
Construir um centro para crianças vulneráveis e com deficiência é uma tarefa que exige muito cuidado e sensibilidade. A escola primária deve ser um local onde as crianças da comunidade se sintam acolhidas e bem vindas.
Por estar localizada em uma região quente, a escola deve ter áreas sombreadas e, ao mesmo tempo, boa iluminação e ventilação natural entrando nas salas de aula. Foi proposto o uso de materiais e técnicas vernaculares, de fácil execução, como tijolo de adobe, forro de bambu, cobertura em telha metálica.
O programa foi dividido entre as áreas mais acessadas pelos alunos e áreas acessadas apenas por professores e outros funcionários, criando quatro prédios principais - dois destinados a salas de aula, um para salas mais acessadas pelos funcionários, mas que, em algum momento, também poderia atender os alunos , como escritórios, enfermaria, salas de professores e áreas de serviço onde as crianças normalmente não iam, por exemplo: cozinhas, despensas, banheiros para adultos. Ambos os blocos são interligados com o terreno, conectados através de um piso inclinado e uma rampa circular, que pode ser usada como espaço multiuso.