Microhome
BELO HORIZONTE, mg | 2024
Para começar a concepção deste projeto, buscamos contextos onde uma pequena casa off-grid também poderia ser uma solução para problemas de planejamento urbano. Assim, nosso projeto deve permitir o uso do telhado como terraço, incentivar trocas sociais através das aberturas e possibilitar a junção de módulos através de fachadas cegas que podem ser posicionadas lado a lado, ocupando o menor espaço possível.
A planta, regular, com dimensões externas de 6,60x3,75m, 24,75m², apresenta cômodos que requerem infraestrutura, como banheiro, área de serviço e cozinha, estrategicamente posicionados de acordo com a localização da caixa d'água, biodigestor e painéis solares.
O layout é então dividido entre uma área social de um lado e uma área íntima do outro. A cozinha totalmente equipada inclui uma bancada com cooktop de 4 bocas, forno, pia e uma geladeira grande, além de um balcão central que funciona como área de preparo e se estende em uma mesa integrada para refeições ou para trabalho. Integrada a este espaço está a área de estar com sofá e televisão, bem como uma área de home office. Armários foram instalados sempre que possível, especialmente na cozinha e na área da TV. Uma divisória translúcida e móvel faz a transição para o quarto, entrando na área mais íntima. Aqui também há a possibilidade de integrar os espaços, mas a divisória translúcida, quando fechada, proporciona a privacidade necessária, mantendo a amplitude do ambiente.
No quarto, há uma cama de casal, armários, um cabideiro e um nicho de apoio próximo à cama para livros ou ornamentos. Um grande painel de madeira adiciona aconchego a este espaço e esconde o acesso ao banheiro. Ao entrar no banheiro, há uma pequena área de serviço com uma máquina de lavar de 3kg, pia e armários. Uma divisória translúcida semelhante separa o banheiro.
Toda a estrutura da casa é metálica, com estrutura de aço, o que torna a casa mais leve e permite o uso de uma fundação com estacas metálicas. Isso facilita a relocação da casa.
O módulo é completamente independente. No telhado, estão os painéis solares que convertem a energia térmica em energia solar, que alimenta os equipamentos elétricos e aquece a água armazenada em um boiler para uso no chuveiro e nas torneiras. Junto a esses equipamentos, há uma caixa d'água de 500 litros para outros usos. Na fachada traseira, temos o tanque de água de chuva Kingspan para captação e armazenamento de água da chuva e um tanque Kingspan de 380 litros para armazenar o fertilizante gerado como resíduo do HomeBiogas, situado abaixo da construção. Esse fertilizante é utilizado em uma área de jardim no telhado da tiny house para produzir alimentos para os moradores. Ele também pode ser usado em uma área de jardim comum na comunidade. A unidade HomeBiogas está posicionada para receber resíduos orgânicos, conectada diretamente através de um duto de resíduos embutido na bancada da cozinha. A unidade HomeBiogas produz biogás que alimenta diretamente o cooktop e o forno. Também estão incluídos nesta área o biodigestor para águas negras e baterias para armazenamento de energia. Todas essas soluções tornam o projeto off-grid e sustentável.
As aberturas foram estrategicamente posicionadas para permitir o contato social e a privacidade quando necessário. Existe a possibilidade de abrir apenas na fachada frontal, permitindo que os outros lados sejam anexados a outros edifícios.
Na fachada principal, há uma grande porta de vidro deslizante com uma segunda estrutura metálica opaca que permite a abertura total, criando uma varanda para a casa e protegendo-a do sol ou da chuva. Esta estrutura foi dividida em três módulos e permite aberturas parciais para atender a diferentes necessidades ao longo do dia. Pode ser totalmente aberta e conectada ao ambiente ou ter apenas a área social aberta enquanto a área privada permanece fechada, por exemplo.